• Rômulo Marques

O que considerar ao avaliar a atratividade do negócio rural?

Atualizado: há 20 horas

A consultoria técnica, econômica, financeira, social e ambiental, fazem parte do escopo dos trabalhos que a PROPEC vem desenvolvendo nos últimos 47 anos.

Seja na elaboração dos projetos, nos estudos de viabilidade prévia e no assessoramento na aquisição de propriedades rurais todos aqueles aspectos são estudados detalhadamente, no sentido de minimizar os riscos e proporcionar segurança ao Investidor.


Na busca de sintetizar a atratividade do negócio são usados índices, que resumem em poucos números a viabilidade do empreendimento.


Dentre esses índices podemos citar os seguintes:


TIR: Taxa Interna de Retorno, ou seja, quanto o empreendimento se paga ao ano, em %.
VPL: Valor Presente Líquido, é a fórmula econômica financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros, descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial, ou seja, a soma de todo dinheiro que esperamos ganhar, durante o tempo do Investimento, menos o que esperamos gastar ou investir, descontado a uma taxa próxima da que esperamos ter como Rentabilidade do Investimento.
TMA - Taxa Mínima de Atratividade. Seria o mínimo de rentabilidade média aceita pelo investidor durante o período de investimento. Reflete o custo mínimo do capital a ser empregado.

Assim, por exemplo nas avaliações de empreendimentos rurais, além do valor da terra, das benfeitorias, das máquinas e equipamentos, para obtenção do seu justo valor, são considerados qual o retorno que aquele investimento seria capaz de proporcionar em determinado tempo, comparado com o custo oportunidade do dinheiro.

Está pensando em começar em iniciar um novo negócio no ramo ou investir no Agronegócio? Entre em contato com a gente, podemos ajudar você!

A PROPEC tem mais de 40 anos de experiência no setor.

 

Formulário de Inscrição

  • Instagram
  • LinkedIn

©2020 por PROPEC